BENEFÍCIOS DO MAGNÉSIO
O magnésio tem inumeráveis propriedades que o convertem em um componente essencial para o organismo.
Envelhecimento– o magnésio é essencial para a absorção de cálcio e vitamina C, bem como para auxilia no metabolismo do fósforo, sódio e potássio. A deficiência acelera o envelhecimento das células.
Diabetes – o magnésio converte glicose do sangue em energia. Sua deficiência está relacionada ao aumento da resistência periférica à ação da insulina, o que compromete o metabolismo da glicose.
Doenças Cardiovasculares - para gerar sinais elétricos, as células precisam de minerais como fósforo, cálcio, potássio e magnésio. A deficiência de um deles aumenta o risco dos batimentos ficarem irregulares.
Pressão Arterial – atua inibindo a agregação plaquetária e promovendo relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita o controle da pressão arterial.
Contração Muscular – o magnésio age junto com o cálcio para manter o bom funcionamento dos músculos (o cálcio estimula a contração e o magnésio relaxa), tanto os músculos esqueléticos como os lisos, em todas as partes do nosso corpo.
Formação Óssea – essencial para o crescimento e bom desenvolvimento ósseo, a deficiência deste nutriente é encontrada com frequência em indivíduos com osteoporose.
Atividade de Enzimas e Cátions – o magnésio é necessário para o funcionamento de enzimas essenciais (todas as que necessitam da vitamina B1), contribui para o equilíbrio do cálcio, potássio e sódio, auxiliando no funcionamento celular.
Desempenho Neuronal – auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, melhorando o desempenho e vitalidade do cérebro. Previne a falta de memória e o declínio cognitivo, causados pela idade.
O magnésio é um mineral essencial para o organismo. Pode ser encontrado na carne, castanha de caju, amêndoas, amendoim, feijão, lentilha, ervilha, espinafre, grãos integrais, leite, limão, leite, queijo, maçã, figo e milho.
Suplemento Alimentar – O PAPEL DO MAGNÉSIO
O magnésio auxilia a produção e transporte de energia, contração e relaxamento dos músculos, síntese de proteínas, prevenção do diabetes, fortalecimento dos ossos, antienvelhecimento e prevenção de infecções.
A deficiência de magnésio pode ocasionar tremor, fadiga, depressão, insônia, espasmo muscular, insuficiência cardíaca, taquicardia, arritmia, hipocalemia associada à hipocalcemia, anorexia, náuseas e vômitos (COZZOLINO, 2005).
O excesso de magnésio pode causar problemas respiratórios, fraqueza muscular, distúrbios no ritmo cardíaco, hipotensão e inibição da calcificação óssea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário