segunda-feira, 11 de março de 2013

BENEFÍCIOS DO COBRE


BENEFÍCIOS DO COBRE
O cobre tem inúmeras propriedades que o convertem em um componente essencial para o organismo.
Síntese de Hemoglobina – mobilização do ferro para síntese de hemoglobina.
Manutenção do Sistema Imunológico – estimula o sistema imunológico, aumentando as células de defesa, prevenindo o surgimento de doenças e garante uma melhor cicatrização.
Crescimento Ósseo – altamente essencial para formação do colágeno que garante uma maior resistência e firmeza dos ossos. A deficiência de cobre pode ocasionar fraturas ósseas e osteosporose.
Ativação das Funções Neuronais – conhecido como estimulante cerebral, tem um papel importante na proteção da bainha de mielina que envolve os nervos; formação de neurotransmissores, facilitando a comunicações entre as células nervosas e os impulsos nervosos.
Pigmentação de cabelo, pele e olhos – importante papel na síntese de melanina, responsável pela coloração à pele, cabelo e olhos.
Prevenção do envelhecimento – importante papel antioxidante, que funciona na presença da enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD), protegendo as membranas celulares dos radicais livres. Formação do colágeno, maior constituinte proteico da pele e, elastina responsável pela elasticidade da pele.
Funcionamento da Tireóide – alimentos ricos em cobre são indicados no tratamento de hipotireoidismo.
Metabolismo do Colesterol – a deficiência de cobre altera o metabolismo do colesterol e da enzima colesterol-hidroxilase, aumentado o nível do colesterol sérico.
Reações Enzimáticas – auxilia várias enzimas a participarem das reações biológicas.
Tags: 



Suplemento Alimentar – O PAPEL DO COBRE
O Cobre é um oligoelemento indispensável na nossa alimentação, por ser essencial para diversas funções orgânicas. É encontrado em alimentos como ervilhas secas, feijão, trigo integral, ameixas passas, pera, frutas secas, chocolate amargo, fígado de vitela, camarões-rosa e a maior parte dos frutos do mar.
As concentrações de cobre são maiores no fígado, cérebro, coração e rim. A absorção é máxima no intestino delgado. É excretado pela bile no trato intestinal e eliminado nas fezes.
O Cobre funciona como suplemento alimentar para diversos fatores como mobilização do ferro para síntese de hemoglobina; protege a bainha de mielina que envolve os nervos; auxiliar na produção de elastina, sustentando a elasticidade dos vasos sanguíneos e o tônus muscular; auxiliar na produção de melanina.
Possui ação antioxidante protegendo membranas celulares dos radicais livres, ação anti-inflamatória auxiliando na redução dos sintomas da artrite, auxilia a utilização do açúcar pelo organismo.
A deficiência do cobre associada à anemia, à neutropenia, anormalidades ósseas (incluindo fraturas) e, diminuir as defesas contra infecções.
O excesso de cobre no organismo ocasiona um transtorno hereditário chamado de Doença de Wilson e o envenenamento agudo de cobre é um acontecimento raro e só ocasionado pela ingestão acidental de soluções do cobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário