Tendinite e Tenossinovite
A tendinite é a inflamação de um tendão e a tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da bainha protetora que envolve o tendão. Os tendões são cordões fibrosos de tecido resistente que conectam os músculos aos ossos. Alguns tendões são envolvidos por uma bainha. A maioria das tendinites ocorre em indivíduos de meia-idade e em idosos, quando os tendões apresentam maior propensão às lesões.
Entretanto, as tendinites também podem ocorrer em indivíduos jovens que se exercitam vigorosamente e em indivíduos que executam tarefas repetitivas. Determinados tendões, especialmente aqueles das mãos, são particularmente propensos à inflamação. Uma inflamação do tendão que estende o polegar para fora é denominada doença de Quervain.
A inflamação pode fazer com os tendões que fecham os outros dedos fiquem aprisionados, produzindo uma sensação de estalido (dedo em gatilho).
A tendinite acima do músculo bíceps braquial produz dor quando o cotovelo é flexionado ou durante a rotação do antebraço. A inflamação do tendão de Aquiles, no calcanhar, e de um tendão percorre o dorso do pé também é comum. As bainhas de tendões também podem ser afetadas por doenças articulares, como a artrite reumatóide, a esclerodermia sistêmica, a gota e a síndrome de Reiter. Nos adultos jovens que contraem gonorréia, especialmente nas mulheres, os gonococos podem causar tenossinovite, afetando comumente os tendões dos ombros, punhos, dedos das mãos, quadris, tornozelos e pés.
Sintomas
Geralmente, os tendões inflamados podem causar dor ao serem movimentados ou palpados. A movimentação das articulações próximas ao tendão, mesmo quando o movimento é de pequena amplitude, pode causar dor intensa. As bainhas de tendões podem estar visivelmente inchadas em decorrência do acúmulo de líquido e da inflamação ou podem secar, produzindo atrito contra os tendões e causando uma sensação perceptível de atrito ou um som que pode ser ouvido com o auxílio de um estetoscópio quando a articulação é movimentada.
Fonte ( Manual Merck de medicina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário