Síndrome de Fibromialgia
As síndromes da fibromialgia(síndromes da dor miofascial, fibromiosite) são um grupo de distúrbios caracterizados pela dor e pela rigidez dos tecidos moles como, por exemplo, os músculos, os tendões (que unem os músculos aos ossos) e os ligamentos (que mantêm os ossos unidos entre si).
A dor e a rigidez (fibromialgia) podem ocorrer em todo o corpo ou podem ser limitadas a determinados locais, como no caso das síndromes da dor miofacial. A fibromialgia em todo o corpo é mais comum em mulheres que em homens. Os homens são mais propensos a apresentar dor miofascial ou fibromialgia em uma zona específica (p.ex., um ombro) devido a uma distensão muscular ocupacional ou recreacional. A fibromialgia não é perigosa nem potencialmente letal, mas os sintomas persistentes podem ser muito incomodos.
Causas
Embora sua causa seja desconhecida, a fibromialgia pode ser desencadeada pelo estresse físico ou mental, pelo sono inadequado, por uma lesão, pela exposição à umidade ou ao frio, por certas infecções e, ocasionalmente, pela artrite reumatóide ou por algum distúrbio relacionado.
Uma variação comum, a síndrome da fibromialgia primária, ocorre geralmente em mulheres jovens (previamente saudáveis) que se encontram deprimidas, ansiosas ou estressadas, freqüentemente com um sono interrompido e não-restaurador de energias. (O sono não-restaurador de energias não é repousante, deixando a pessoa tão ou mais cansada que antes de dormir.)
Essa síndrome pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na adolescência. Geralmente, ela afeta as mais jovens. Nas pessoas com mais idade, a síndrome da fibromialgia primária freqüentemente ocorre concomitantemente com uma osteoartrite da coluna vertebral, não tendo, no entanto, relação com essa doença.
Sintomas
Geralmente, a rigidez e a dor desenvolvem-se de forma gradual. Na síndrome da fibromialgia primária, os sintomas costumam ser a dor e na fibromialgia limitada a uma região específica, a dor pode ser mais súbita e aguda. Nessas duas doenças, a dor piora com a fadiga, com o esforço e com o uso excessivo. Algumas áreas específicas podem ser sensíveis à pressão. Podem ocorrer rigidez e espasmos musculares.
Apesar de qualquer tecido fibroso ou muscular possa ser afetado, os da região do pescoço, dos ombros, do tórax e da caixa torácica, da região lombar e das coxas apresentam maior propensão à dor. No caso da síndrome da fibromialgia primária, a dor pode ocorrer em todo o corpo, sendo acompanhada de sintomas gerais como, por exemplo, o sono não- repousante, a ansiedade, a depressão, a fadiga e a síndrome do cólon irritável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário